quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Velocidade das Reacções Químicas

Como sabem, ou se não sabem deviam saber, os reagentes reagem entre si formando novas substâncias designadas por produtos de reacção.
Mas as reacções químicas não ocorrem todas á mesma velocidade. Umas são muito rápidas e outras são muito lentas.

A rapidez com que os reagentes se consomem e os produtos de reacção se formam caracteriazam a velocidade de uma reacção química.

Mas estas velocidades são dependentes da natureza dos reagentes e das condições em que as reacções são feitas.
Os factores que influenciam a a velocidade são:
  •     Concentração dos reagentes
  •     Estado de divisão de divisão dos reagentes sólidos
  •     Temperatura do sistema reaccional
  •     Presença de catalisadores
  •     Luz.
Agora vem aí a defenição...ou seja, dizer de que formam influenciam:

Concentração dos reagentes:

        De um modo geral, quanto maior for a concentração de reagentes, maior é a velocidade de reacção.

Estado de divisão de divisão dos reagentes sólidos:

        Quanto maior é o estado de divisão de divisão dos reagentes sólidos(maior superficie de contacto), maior é a velocidade de reacção.

Temperatura do sistema reaccional:

        De um modo geral, quanto maior for a temperatura a que ocorre a reacção química, maior é a velocidade da reacção química.

Presença de catalisadores:
 
       Os catalizadores são substâncias que alteram a velocidade de uma reacção, mas não se consomem.

Luz:

       A luz permite aumentar a velocidade de algumas reacções químicas.



Bem, para que percebam melhor esta matéria, vou-vos mostrar, num pequeno video do youtube, um factor que influência a velocidade.
Não vos vou dizer qual é...descubram por voçês próprios.
Espero que gostem.
Só é no youtube porque a experiência que realizei em casa nao correu como esperado, mas neste video vao perceber.

Obrigada.

http://www.youtube.com/watch?v=_SUhp_Z2SdY&feature=related

Caso o acima não der, exprimentem este, que é mais ou menos parcido:

http://www.youtube.com/watch?v=7VeGnJmIjxs&feature=related

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reacções ácido-base

Substância ácida- substância que em solução tem características ácidas
                      ex: sumo de limão
                           vinagre
                           coca-cola
                           "aspegic"(comprimidos para dor de cabeça, dor de dentes, etc...)
                           formigas

       sumos de citrinos-têm ácido cítrico
       vinagre-ácido acético
       coca-cola-tem ácido carbónico

Substância básica ou alcalina- substância que em solução aquosa tem características básicas
                                               ex: lixívia
                                                    pasta de dentes
                                                    amoníaco
                                                    sangue
                                                    água do mar  

                  Indicadores ácido-base

São substâncias naturais ou sintéticas que alteram a sua cor na presença de soluções ácidas, básicas ou neutras.
Permitem identificar o caracter químico de uma solulão.(se é uma solução ácida, básica ou neutra)

     ex de indicadores: solução alcoolica de fenolfetaleína
                                 tintura azul de tornesol

Os indicadores ácido-base não permitem saber o grau de acidez ou basicidade de uma solução.
Para isso utilizam-se aparelhos medidores de pH e o indicador Universal(pode ser em papel ou em solução).

    Mas o que é o pH?

pH é uma escala que indica o grau de basicidade e acidez de uma solução.


14-7    diminui a basicidade
7-14    aumenta a basicidade
0-7    diminui a acidez
7-0    aumenta a acidez
7   neutro




O que acontece ao pH da solução inicial de ácido clorídrico(pH=1) á medida que se adiciona solução de hidróxido de sódio(pH=10)?

Á medida que se adiciona solução de hidróxido de sódio á solução inicial de ácido clorídrico, o pH vai aumentando.

Reacções de precipitação

O que eu tenho a dizer sobre as reacções de precipitação é muito simples.

PRECIPITADO=SÓLIDO

Quando é que ocorre uma reacção de precipitação?

É uma reacção química que ocorre quando se juntam duas soluções aquosas de sais e se obtem um sólido(precipitado).

O que é que caracteriza um reacção de precipitação?

A formação de um sólido.

Combustões

O que é uma combustão?

Uma combustão é uma reacção química que ocorre entre duas substâncias, o combustível (substância que arde) e o comburente(oxigénio) quando activada por uma fonte de ignição. Os productos de reacção são os óxidos e há libertação de energia(pode ser na forma luminosa, calorifica, sonora).

Como são classificadas?

As combustões podem ser classificadas como lentas ou vivas, completas ou incompletas:~

Lentas- não se observa qualquer chama
         ex: enferrujamento de uma faca de ferro(corrosão do ferro)
              fotossintese nas plantas
              respiração celular

Vivas- quando se observa uma chama
        ex: incêndio na mata
             combustão do gás  no fogão da cozinha

Completas- carbono(s)+oxigénio(g)=dióxido de carbono(g)

Imcompletas-carbono(s)+oxigénio(g)=monóxido de carbono(g)    (tóxico, o monóxido de carbono)
                                       (baixa concentração, o oxigénio)



Curiosidade...

Respiração celular:
glicose+oxigénio=dióxido de carbono+água+energia

Fotossintese:
dióxido de carbono+água+energia=glicose+oxigénio

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Formação de Estalactites e Estalagmites

Como todos sabem, e se não sabem, há cavernas de calcário. É nessas cavernas onde a maior parte das estalactites e estalagmites se encontram. Mas, como são elas formadas? Eis a grande questão...!




Olhando para a imagem acima, podemos observar que das nuvens cai uma chuva ácida (constituida por água e dióxido de carbono). Essa chuva está sujeita a cair sobre um solo de calcário(carbonato de cálcio) e vai filtrando-se através das ranhuras existentes.
Enquanto está á superficie, o dióxido de carbono(g) e a água (l) juntam-se com o carbonato de cálcio(s) formando o Hidrogenocarbonato de cálcio(aq) mas dentro da caverna, devido ás condições no seu interior, volta a formar-se carbonato de cálcio, água e dióxido de carbono.
Parte do carbonato de cálcio começa a formar calcita ao redor da fenda. A água filtrada vai pingando(de cima para baixo) e forma aqueles "picos". Esses picos chamam-se estalactites(cima) e estalagmites(baixo). Para a formação dos de baixo, simplesmente as pingas do de cima caem e vão-no formando.
Cada estalactite demora muito tempo a formar-se, cresce cerca de 6mm a 25mm por século. Quando uma estalactite se une com uma estalagmite, formam uma coluna.





Fora do país podes visitar os seguintes locais muito famosos onde hesitem cavernas de calcário:

Carlsbad (no novo México)
Timpanogos( em Utá)
Mammoth(em Kentucky)
Jenolan e Buchand(Austrália)

Em Portugal podes visitar:

Grutas de Mira de Aire
Grutas de Santo António
Grutas de Terra Chã


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Programa da Disciplina de CFQ

1º Período: Tema: "Sustentabilidade na Terra"
                  Subtema: Reacções quimicas


2º Período: Tema: "Terra em transformação"
                  Subtema: Energia

                  Tema: "Sustentabilidade na Terra"
                  Subtema: Som


3º Periodo: Tema: "Sustentabilidade na Terra"
                  Subtema: Luz

Blogg da Cláudia

Blogg da Cláudia